Data Center

Nos três Data Centers que operamos tem Infraestrutura de no-breaks redundantes. A conectividade ininterrupta à internet é garantida por conexões de fibra ótica redundantes e independentes com as melhores operadoras de telecom, ligadas a roteadores e switches de alta capacidade, que asseguram elevados níveis de disponibilidade utilizando os protocolos BGP4 e OSPF.

Equipes de segurança, portas de aço, câmeras sensíveis a movimento e leitores de crachás garantem que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos seus servidores. Os ambientes dos Data Centers também são protegidos por um moderno sistema de detecção e combate a incêndio, que extingue o fogo com gás FM200 sem danificar os equipamentos.


Infra T-III

De acordo com o padrão de classificação de desempenho de instalações físicas para Hosting, sugerido pelo Uptime Institute, a infra-estrutura do Data Center é classificada como de nível Tier III.

Isso significa que, com os recursos listados abaixo, o Data Center possui infra-estrutura redundante para Hosting de servidores e a manutenção dessa infra-estrutura é feita de forma transparente para o cliente. Não há quebra de nível de serviço em nenhum momento devido a manutenções.


Confira os recursos que garantem essa classificação:

Arquitetura

O Data Center estão instalados 1 em São Paulo e 2 nos Estados Unidos. Os edifícios, localizados em áreas de fácil acesso das capitais, são projetados e equipados para prover o melhor serviço e o máximo de segurança para os servidores corporativos.

As áreas de Hosting dos prédios são protegidas por paredes blindadas e portas especialmente projetadas, o que garante maior segurança dos servidores hospedados. Só existem janelas na área de escritório.

A carga máxima suportada por metro quadrado na área de Hosting é de uma tonelada. O piso elevado, com vão livre de 20 cm, é produzido pela Tate, empresa líder no seu segmento de mercado.

Energia

A estrutura de fornecimento de energia elétrica foi projetada para evitar que falhas neste processo sejam percebidas pelo cliente.

O Data Centerrecebe energia de duas subestações diferentes de fornecimento. Dentro do prédio, uma estrutura de No-Breaks garante uma hora de autonomia até que os geradores entrem em ação (cerca de 40 segundos). O IDC possui quatro geradores em cada unidade, que garantem uma autonomia de 60 horas em caso de falha no fornecimento de energia nas subestações.

A energia elétrica chega aos andares de IDC por quatro quadros de distribuição diferentes, garantindo a redundância de fornecimento até o servidor do cliente.

Refrigeração

O sistema de refrigeração do Data Center é composto por torres de arrefecimento funcionando com máquinas de insuflação por andar, divididas em grupos, em cada unidade de datacenter. Os grupos funcionam ininterruptamente, ou seja, as máquinas de insuflação operam 24×7 de maneira independente. A falha de uma delas não afeta o funcionamento das outras. Máquinas de insuflação são responsáveis pela refrigeração dos No-Breaks.

Abastecimento de água

O Data Center, com seus reservatórios de água localizados nos prédios, garantem que os aparelhos de ar-condicionado, dependentes desse abastecimento, funcionem por dois meses sem o reabastecimento dos repositórios. Mesmo assim, em caso de falha, um fornecedor de emergência é acionado. O reabastecimento acontece em menos de 24 horas.

Controle de Umidade e Temperatura

O controle de umidade e temperatura é garantido com sensores de temperatura e umidade espalhados pelo IDC (cada 10 m2). As medições são feitas em intervalos de 3 segundos com o intuito de garantir a conformidade com os padrões internacionais.

Segurança, Monitoramento e Controle

Os datacenters da foram divididos em células de segurança para acesso de acordo com a função do colaborador. As áreas sensíveis são monitoradas por circuito fechado digital de TV. As imagens são monitoradas permanentemente por duas equipes diversas e armazenadas por até 60 dias. Além disso, as portas de acesso ao prédio são blindadas e as demais áreas sensíveis possuem portas com grades para proteção extra. Todos esses acessos são controlados eletronicamente por sensores.

Detecção e extinção de incêndio

Sensores iônicos e termovelocimétricos são responsáveis por detectar princípios de incêndio nas áreas habitáveis dos prédios. Nas áreas de IDC, o Data Center também utiliza sensores ópticos de detecção prematura.

Caso haja necessidade de extinção de incêndio, ativa-se o gás FM200. O sistema Stratos é responsável pelo controle desses dispositivos de combate e extinção de incêndio.

Rede 100%

A rede do Data Center garante alto nível de disponibilidade com base nos seguintes princípios:

Rede utilizada exclusivamente para as atividades de hosting;

Cisco Powered Network com redundância total de elementos que pode ser estendida até a VLAN do cliente;

Metodologia do Data Center de moitoramento e tratamento de incidentes gerenciada por profissionais qualificados;

Gestão da Capacidade dos elementos de rede para tratamento adequado de situações específicas, como picos de demanda não previstos;

Conexões simultâneas de alta performance com quatro ou mais operadoras de telecomunicações de peso expressivo no cenário nacional;

Disponibilidade de interconexão dentro do Data Center com todos os fornecedores de backbones de fibra ótica;

Relatório mensal automático de disponibilidade de serviço.